
ArariwA
Guardião da semente
Um curso Online de
Sabedoria Espiritual Andina
Inicio no dia 25 de Novembro
A sabedoría dos Andes.
Nos Andes, tudo esta vivo. Aquí, os humanos tiveram que se adaptar aos climas mais extremos e reconhecer que cada manifestação da natureza é um componente vital para sua sobrevivência. Desde a rocha e as águas, até às montanhas e às estrelas.
Centenas de civilizações, milhares de anos, e a comunicação que se estabeleceu com essa natureza viva tornou-se a arte de descobrir e alimentar o espírito em todas as coisas.
Da mesma forma que o vento alimenta o fogo, que as neves dão bebida para as lamas na altura, ou que a força de intenção levou os Inkas a construir um vasto império em pouco tempo.
A tenacidade do homem e da mulher andina, sua resiliência, também assumem formas muito sofisticadas que podem ser vistas além de seus rostos e mãos enrugados. Os símbolos colocados na pedra e nos tecidos, a beleza da língua quíchua, o manejo avançado de grãos e os ciclos agrícolas, o fino trabalho na pedra e as habilidades curativas sem remédios convencionais, revelam um domínio no manejo dos elementos e da realidade. Esta é uma Arte que evoluiu como sabedoria para nossos sentidos, nossa imaginação e, finalmente, para despertar nosso Espírito.
.png)

A semente e o Arariwa.
A semente está no centro da sabedoria andina. Seus templos rochosos, sempre rodeados por terraços de cultura, são uma homenagem ao poder da terra e à capacidade do ser humano de fazer evoluir as sementes que a natureza lhe confiou.
De fato, para a tradição dos Andes, cada um de nós carrega em seu centro uma semente energética única (muhu), que contém todas as habilidades e potencialidades para o desenvolvimento do nosso caminho, e que para dar frutos exigirá um contato recíproco com os diferentes elementos deste mundo.
Nos Andes, a semente se nutre da gratidão e da oferenda a cada manifestação viva, física e sutil, do cosmos e do empoderamento pessoal e de nossa comunidade, só assim nos tornando a melhor versão de nós mesmos.
Nas montanhas, aqueles que se encarregam de cuidar das sementes, da terra e das plantações, lendo as mensagens da natureza e dos espíritos, dos ciclos e das estrelas, são conhecidos como Arariwa. Todos nós podemos nos tornar Arariwa, guardiões da semente, da nossa energia, os nossos relacionamentos, o nosso corpo e o nosso mundo.





O Curso
Arariwa está organizada em 10 aulas de 1:20 horas cada uma, a partir das quais apresentaremos a Sabedoria Andina.
Você abordará princípios e hábitos desta tradição, praticando as ferramentas e rituais que os mestres andinos usam para equilibrar a energia de seu próprio corpo sutil e físico em relação à natureza, espíritos protetores e elementos. Vamos entender e nos conectar com as forças protetoras femininas e masculinas desta tradição, realizando oferendas físicas, meditações e trabalhando com elementos naturais.
Então, neste curso você aprenderá:
Um código espiritual ancestral de relacionamento com as manifestações visíveis e invisíveis do mundo que você habita.
Técnicas ativas de meditação para liberar pensamentos ou sentimentos pesados, melhorando sua energia e humor.
A reconhecer sua semente energética, conectando-a com os diferentes elementos físicos e sutis de seu ambiente, abrindo seu potencial de percepção e desenvolvimento.
Rituais e ferramentas originadas nos Andes que servem para desenvolver seu caminho espiritual, equilibrando seu lado feminino e masculino, melhorando seus relacionamentos, expandindo sua economia, começando a se curar e se organizar de forma consciente.
Conteúdo
-Introdução à sabedoria espiritual e energética andina. Principios e símbolos.
- Kawsay, Como a energia se move? Sami e Hucha, energia leve e pesada.
Compreender como a energia estagna e flui novamente, no nosso corpo e no nosso ambiente.
-Poqpo, o corpo energético e seus olhos de percepção e relacionamento.
-Ayni, o princípio da reciprocidade com o cosmos.
-Muhu e Arariwa, a semente de energia, o potencial que carregamos dentro e como começar a abri-lo e cuidá-lo.
-Compreender os elementos desde a tradição espiritual andina.
-Rituais, meditações e oferendas para equilibrar os elementos. Trabalho externo e interno.
-Os espíritos protetores do Nascimento. Lembrança e oferenda.
-Energias da direita e da esquerda, masculino e feminino desde a visão andina e energética. Os espíritos benfeitores:
-Lembrando à Pachamama, a mãe cósmica.
-Invocando aos Apus, espíritos guardiões das montanhas.
- Se apresentando ás Ñustas, manifestações femininas refinadas das aguas, da terra, das plantas e as flores. Oferendas.
-Os 3 poderes do ande, Yachay (conhecimento), Munay (intenção), Llank'ay (trabalho, ação) Nutrindo e equilibrando-os.
-Conectando e trabalhando com o poder das pedras.
-Uso do som como força transformadora do quíchua, a língua dos Andes.


Quem ensina?
Somos Yandy Huaranga (Psicóloga) y Francisco Victoria (Relações Internacionais), um casal de exploradores e estudantes das tradições e tesouros dos Andes. Criamos a organização Karpay no Perú para compartilhar através de cursos online, retiros e viagens a sabedoria que esta terra generosa nos deu. Com anos de experiência, trabalhamos e estudamos pessoalmente com referências da tradição como Juan Nuñez del Prado, Américo Yábar, o Altomissayoq Don Martín Quispe, Doña María Apaza e Vilma Pinedo, entre muitos outros. Com eles organizamos dezenas de programas de eventos, viagens e trabalhamos com milhares de pessoas de diferentes países. São 4 anos de cursos online e teremos o maior prazer em recebê-lo e guiá-lo no caminho da Sabedoria Andina
MODALIDADE
Curso Online AO VIVO E GRAVADO.
-10 aulas no total. (1:20 horas cada)
- Quarta-feira às 20:30 hs
Cronograma:
- 25 de novembro
-Dezembro 2, 9, 16, 23
.-Janeiro 6, 13, 20, 27
- fevereiro 3
Duração aproximada de 2 meses e meio.
-Slides disponíveis após cada aula.
Preço
350 reais.
FORMA DE RESERVA
-PayPal. / franvictoriaappendino@gmail.com
Transferência de dinheiro pela Western Union (número limitado de remessas, consulte)
Você quer fazer o curso, mas tem uma questão financeira no momento ou precisa outro tipo de ajuda? pode nos escrever em info@karpay.org ou whatsapp +51992442871 para nos informar sua situação.

KARPAY
Os mestres andinos.
Os mestres andinos.
Desde jovens nos Andes aprendem a escolher de um punhado de folhas de coca, as melhores, as mais bonitas, e treinam-se para separar o melhor da energia viva para compartilhá-la com outras pessoas.
Assim como no Ocidente treinamos para nos comunicar numa linguagem escrita, ou para lidar com matemática, nos Andes eles aprendem a conversar com os espíritos da natureza para ter melhores safras, gado mais abundante, para curar doenças ou se proteger de qualquer "mal ".
A pessoa que se especializou nesses ofícios, quando cresce e segue um caminho de formação e conexão com os espíritos, é conhecida como "Paqo". Entre outros, o Paqo chama os "Apus", espíritos guardiões das montanhas, e "Pachamama" o espírito feminino da terra e do cosmos para ajudá-lo numa tarefa caritativa específica, e ele o faz por meio de suas invocações "Waqyarikuys", as khuya rumi(pedras de energia), de "despachos" (belos arranjos de oferendas materiais), o "Karpay" (ritos de fortalecimento de energia) e outras ferramentas.
Nos aprendemos essa sabedoria com nossos mestres aborígines e mestiços que, com muito amor, dedicação e generosidade, compartilharam seu caminho conosco. Através deste curso trazemos um pouco desse amor pela terra e pela montanha para que você descubra sua própria conexão com o caminho andino. Com o mesmo amor que nos foi dado, nós te recebemos.